Se você tem um negócio online e não quer ser engolido pela concorrência? Você precisa ficar por dentro dos principais métodos para marketing digital 1º semestre 2023
Por que estou apenas mostrando o primeiro semestre e não o ano inteiro?
Estamos em tempos dinâmicos onde a tecnologia é lançada hoje como revolucionária e amanhã pode parar no cemitério de estratégias obsoletas.
Por isso, se você é um empresário, seja qual for seu negócio, deve estar atento em todas as mudanças de ferramenta de marketing para implementar em seu negócio.
O seu dever é estar conectado para aprender sobre algum tema quente do mercado e testar se ele pode ser benéfico para sua empresa ou não.
Para poupar seu tempo pesquisei 07 tendência que estão no mundo atual do marketing digital para que você estude e insira na sua estratégia.
Ficou interessado?
Venha comigo que mostrarei os métodos de marketing digital para inserir em seu negócio e garanto que as decisões citadas no conteúdo entregarão resultados para sua empresa.
Vamos nessa?
1º Redes sociais + WhatsApp = Casamento moderno do marketing digital
Bom, não preciso falar nada que estas duas ferramentas juntas são um par perfeito em seu negócio e deve estar alinhada, certo?
O WhatsApp é o aplicativo mais usado por todos os brasileiros, ou seja, mais de 80% da população está conectada nesse aplicativo tendo alguma interação, seja pessoal ou profissional.
Para que o WhatsApp funcione com eficiência, precisamos de contatos em nossa conta, é aí que entram as mídias sociais com divulgação do marketing de conteúdo e convidando pessoas interessadas para seu funil de vendas.
Opa, você não sabe como funciona um funil de vendas no WhatsApp?
Não se preocupe que pensando em você realizei dois vídeos para fazer anúncio e estruturar uma sequência de conteúdo no aplicativo, transformando em uma venda.
2º — Live= sucesso no marketing digital para 2023
Confesso que a live é o melhor recurso para aplicar na sua estratégia de marketing, principalmente quando estamos falando de mídias sociais.
Se você está com fluxo baixo de caixa para investir em anúncios? O melhor conteúdo orgânico para fazer principalmente no Instagram é live.
- Porque tem uma dinâmica rápida de interação com sua audiência;
- Seu perfil ficará nas primeiras coluna dos seguidores;
- Estará visível com sublinhamento vermelho indicando uma live;
- Notificará para todos os seguidores que iniciou uma live;
- Tem maior probabilidade das pessoas entrarem e participarem do seu conteúdo.
Para que isso funcione, você tem que divulgar a live em todos quantos disponíveis que a plataforma oferece como, story, reels, post e anunciar uma pequena quantia com um convite do seu conteúdo.
Outra maneira eficaz para que sua live tenha sucesso? Convidando uma pessoa para participar e se for possível alguém autoridade do seu nicho.
Não precisa ser famoso, mas uma pessoa que tenha domínio no assunto e seguidores ativos no perfil, com seu público, aumentará a audiência.
Por isso, pesquise um tema quente com nicho e tenha um domínio sobre assunto e transforme em uma live interativa, mas tome cuidado com o tempo, o Instagram tem um limite de 60 minutos.
A dica chave de ouro é que tenha um conteúdo de 30 a 35 minutos.
Logo após, escolha as melhores perguntas da sua audiência e tire as principais dúvidas no máximo por 10 minutos.
Finalizando a live, use os últimos minutos para um convite ou oferta.
Além disso, tenha em mente que o marketing de conteúdo pode ajudar a fazer um tema essencial para uma live e se você não sabe como funciona?
Entre neste post e estude as melhores formas de efetuar um excelente conteúdo para sua audiência.
3 – Comunicação simples + fácil = Cliente fiel e aumento no seu fluxo de caixa
Para ter sucesso no marketing digital em um mundo online cheio de informações e distrações, você deve ter uma comunicação simples e fácil para sua audiência.
As mídias sociais trouxeram um mundo com excesso de informação em único ambiente e precisamos entrar nos jogos da tendência.
Além disso, a regra de conteúdo mudou, para se destacar você precisa ser habilidoso e explicar seu conteúdo em apenas um minuto.
Confesso que o maior obstáculo é efetuar uma comunicação simples, porque temos hábitos de colocar tudo na vista da audiência em apenas um conteúdo.
Não é uma etapa fácil, particularmente escrevi este conteúdo e precisei reduzir páginas, ou seja, boa parte alterando o texto para ser dinâmico e tornar a leitura menos cansativa.
Por isso, para que sua comunicação tenha eficiência no digital é necessário resumir o tema e convidar para um ambiente que entrega detalhes do assunto para sua audiência.
Além disso, as pessoas que aceitam o convite estão dispostas a consumir seu conteúdo mais longo.
No meu caso, fiz três, story convidando interessados para ler este post, pesquisei o eixo da palavra-chave e produzi um conteúdo claro e direto chamando as pessoas para ler ou assistir conteúdo no canal.
Talvez você tenha entrado pela pesquisa do Google, mas por lá escrevi na meta descrição um texto que poderia chamar a sua atenção e clicar no conteúdo.
- Para que isso tenha resultados você tem que trabalhar na sua comunicação;
- Usando palavras simples e curtas;
- Use o site sinônimos para mudar as combinações;
- Fale como sua audiência no mesmo tom que ela tenha costume;
- Use metáforas ou história do momento.
Cuide bem das suas primeiras palavras, ou seja, os primeiros impactos vão ganhar atenção da audiência.
A melhor forma de aprender fazer conteúdo simples e fácil é estudar copywriting que é uma comunicação persuasiva com um intuito de fins desejável:
- Para um convite de seguir sua página ou assinar uma newsletter;
- Fazer convite para conhecer sua loja online
- Vender o seu produto serviço.
Copywriting é a melhor forma de você trazer conteúdo educativo que chame atenção, provoca interesse e desperta desejo para uma ação, mas não compare que copy seja manipulação e sim persuasão.
Esta abordagem é para ligar e ajudar a sua audiência a tomar a melhor decisão, neste caso é seu produto e serviço.
Tem vários métodos de aprender estratégia de comunicação persuasiva, mas pensando no seu tempo? Produzir um conteúdo para efetuar uma copy simples e objetiva ainda hoje: Clique aqui e saiba mais: 😉
4 – Dinâmica e mudança de conteúdo (tiktok mudou a p#$# toda)
A plataforma responsável por tirar o sono do Mark Zuckerberg e alterar a interação do Instagram para ficar ativa no mercado, trouxe mais mudanças do que imaginamos.
Estamos vivenciando uma era que doutores fazem dancinhas, advogado fazendo Stand Up, até autoridades auxiliares publicando vídeos do seu dia a dia.
O tiktok não apenas mudou os hábitos de pessoas sérias e sim o comportamento do ser humano quando falamos de consumo de informação.
Além disso, os telespectadores estão querendo seguir regras ou dicas de pessoas famosas de 1 milhão de seguidores no Instagram do que um especialista em P.D.H.
Não estou dizendo que a especialização morreu, mas a mudança de consumos das pessoas, e nesse caso é aprender com entretenimento.
Para ter sucesso no digital, não tem como ser uma pessoa fechada falando um conteúdo confuso e esperando resultados.
As pessoas estão querendo interação até para aprender algo sério, ou seja, se você quer se destacar da sua concorrência? Aprenda ter dinâmica no seu conteúdo.
Em contrapartida, você tem que prestar atenção como fazer interação nas mídias sociais sem perder o padrão da sua ética;
- Pesquise o seu nicho e público e procure uma forma dinâmica de fazer conteúdo em mídias, tendência para não perder sua personalidade;
- Procure uma maneira de trazer alegria com tema, mas cuidado com duplo sentido;
- Evite falácia de times, religião e política para não perder o curso do seu conteúdo e transformar ele numa guerra de debate.
Nunca se esqueça de cuidar do seu marketing pessoal;
- Postura corporal sempre em primeiro lugar;
- Cuide bem da sua fisionomia;
- Roupas conforme o ambiente;
- Comunicação;
- Você consegue ser divertido, autoridade e interativo simultaneamente;
- Use a criatividade ao seu favor.
Para encerrar este capítulo aconselho pesquisar quais são as mídias sociais que enquadra no seu perfil e como deve fazer conteúdo.
Mesmo que exista a mídias interativas, ainda temos o LinkedIn que é uma rede de networking onde as pessoas estão procurando insight, feedback, mudança e recolocação de carreira.
Se você usa o LinkedIn? Cuidado com sua interação, para não manchar a sua carreira.
Portanto, estude as mídias sociais e se tem dificuldade de quais são as melhores que enquadra no seu perfil? Este artigo foi produzido pensando na sua atuação.
5 – Conteúdo interativo = Nova tendência do marketing digital 2023
O conteúdo de interação não é nada novo assim e está familiarizado em nossa vida a anos, mas sem perceber compramos alguns produtos no piloto automático.
A forma de interação sempre foi usada em filmes, clipes ou esporte, quando seu ídolo favorito está consumindo algum produto sem fazer aquela propaganda direta.
Em vista da interação indireta, simbolizam uma conexão que célebre prefere tomar aquela marca de refrigerante porque gosta do sabor sem perceber que é um patrocínio.
Naturalmente somos influenciados pelo acaso no piloto automático sem perceber as tomadas de decisão de compras.
Muitas delas é responsável pelo gatilho mental da afeição, quando temos pessoas comuns usando um produto e começamos a gostar e usar aquela marca sem perceber.
O estudo que ilustra muito bem é do psicólogo Robert Cialdini em seu livro publicado em 1984 As armas da persuasão mostra como somos persuadidos sem querer.
O livro não retrata os conteúdos interativos, mas como afeição influencia-nos quando uma pessoa incomum usa o produto e diz que é bom que deveríamos comprar e automaticamente estamos consumindo.
Quanto mais próxima, confiamos e acreditamos que o produto é de qualidade e compramos devido à afeição com a pessoa.
Mostrando para o mundo dos conteúdos interativo para digital é a forma de abordagem e conexão que tem com sua audiência.
Se você está aqui porque está interagindo com meu conteúdo certo?
Desde início usei uma conversa como se estivesse sentado na sua frente explicando o método.
Sem perceber você foi influenciado por mim a clicar em um link que ajuda fazer algo, porque está confiando no meu trabalho e interagindo e conseguindo resolver o problema da sua empresa.
Quando você faz conteúdo que ajuda as pessoas, com um porquê na causa você tem uma interação e a pessoa automaticamente surge uma afeição.
Se o tema está ajudando você chegar no seu resultado? Você vai me considerar como autoridade e tornar um futuro cliente.
Porque trabalhei pensando na relação do longo prazo, estou compartilhando estratégia para ter resultados sem pedir nada em troca, apenas te seguindo para melhor lugar.
Volte acima do conteúdo, tem um banner de um treinamento que eu vendo, você lembra dele? Claro que não.
Você não está querendo comprar nada de alguém desconhecido e sim conhecer se tenho domínio no assunto, mas porque deixo no mesmo lugar?
Simples, porque todo meu conteúdo tem um valor de ensinar e como diz a famosa filosofia música sertaneja (quando o mel é bom a abelha sempre volta).
Se o leitor do meu conteúdo acha benéfico e volte para aprender mais? Sou uma autoridade para aquela pessoa.
Além disso, não preciso vender diretamente porque a decisão está nas mãos deles e meu conteúdo é apenas uma rota para destino.
Portanto, coloque agora o marketing de interação no seu negócio e se quer aprender mais compartilharei a empresa que sou influenciado e considero autoridade sendo a Rock Content que tem mais domínio de marketing de conteúdo interativo.
6 – Criatividade = Você precisa em seu marketing digital agora
Já foi aquela velha história de que a criatividade era apenas pessoas que nasciam com QI avançados, cheios de dom.
Isso é mito, estudos mostram que criatividade tem que ser trabalhada e pesquisada.
Além disso, você deve transformar a criatividade em hábitos semelhantes a um fortalecimento de hipertrofia quando faz atividade física, apenas aumenta fortalecendo.
Para que você aprenda os formatos sobre criatividade entregarei dois presentes que mudou a forma de pensar em criatividade, primeiro é o livro magnífico Roube como artista e um treinamento gratuito de Aprendizagem criativa de Murilo Gun disponível no YouTube.
Tenho certeza que sua mente não será a mesma quando fazer processo de marketing da sua empresa, ou seja, terá criatividade benéfica para seu negócio.
7º O Mundo do Marketing digital atual é dos bots
Já é real que boa parte do atendimento é automatizado, mas isso não quer dizer que o grupo de atendimento morreu.
Fora disso, essa ferramenta ajuda a ganhar o tempo da sua equipe e deixará mastigada qual é a necessidade do cliente que entrou em contato.
Usando o chatbot ao seu favor você coloca mensagem automática com os caminhos que seu produto e serviço oferece, ou seja, talvez a necessidade do cliente era apenas encontrar um link para comprar e seu robô direcionou e acabou o atendimento.
Mas o contato humano tem um papel fundamental como;
- Escrever script humano;
- Prestar atenção na automatização e monitorar a jornada do cliente;
- Ter a equipe preparada para entrar imediatamente caso o cliente esteja perdido;
- Uma equipe de dúvidas e críticas eficientes para resolver o transtorno;
- Equipe de vendas para fazer oferta com benefícios que um robô não conseguirá substituir a identidade humana.
Estou falando abstratamente, mas se você é uma pessoa que trabalha sozinho, deve usar o bot a seu favor como se estivesse uma equipe de vendas trabalhando por você 24 horas e sempre monitorando e entrando em contato com cliente caso precise.
No meu serviço, uso a plataforma Leadlovers para automatizar meu processo de marketing digital como Instagram, e-mail marketing, WhatsApp e Messenger do Facebook.
Além disso, oferece páginas de captura, análise de dados e tudo que precisa para gerenciar e automatizar seu marketing.
Caso interesse, o link está disponível com direito a treinamentos bônus após 07 da assinatura.
Notas finais
Estamos no início no ano que a tendência neste semestre é apostar em;
- Redes sociais + WhatsApp = Casamento moderno do marketing digital
- Live= sucesso no marketing digital para 2023
- Comunicação simples + fácil = Cliente fiel e aumento no seu fluxo de caixa
- Dinâmica e mudança de conteúdo (tik tok mudou a p#$# toda)
- Conteúdo interativo = Nova tendência do marketing digital 2023
- Criatividade = Você precisar em seu marketing digital agora
- O Mundo do Marketing digital atual é dos bots.
Mas vivemos em mundo incerto, que devemos ficar preparados e não depositar todos nossos negócios nas tendências devido algum sumiço de redes sociais ou aplicativo de comunicação.
Tudo pode acontecer uma perda de conta devido às violações de leis de privacidade ou alguma mídia social.
Não temos certeza, a imprevisibilidade corre todo tempo, é por isso que não deposite todos os créditos na tendência, porque não é seu solo.
Por isso, aconselho a montar seu solo fixo, sua própria estrutura sem depender das mídias sociais.
Procure uma plataforma que cuide dos contatos do seu cliente, principalmente quando estamos falando de e-mail de contato onde as pessoas entram para ver algo importante, ou seja, sempre seja importante para eles.
Caso ocorra um imprevisto? Você tem um ativo na mão (o contato com seu cliente).
Como amigo convido a experimentar a leadlovers por 07 dias grátis uma plataforma de marketing digital que cuida do seu bem mais preciso: O cliente.
Estou ficando por aqui até logo!
Anderson Alves.
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