Talvez você esteja num momento que precisa tomar decisões na sua vida e está sendo um grande obstáculo para gerenciar sua voz interna.
É um caos quando tenta se concentrar para uma apresentação em público ou numa reunião com seu gestor quando é perturbada pelas indecisões da sua mente.
Ou está passando por uma fase turbulenta em seu relacionamento que acredita que não tem rumo e quando mais recebe conselhos? Parece que sua mente dá um nó e aumenta seus conflitos internos…
No conteúdo exploraremos um estudo de um livro que apareceu na minha vida para beneficiar o meu crescimento pessoal e profissional que é: A voz na sua cabeça de Ethan Kross, lançado em 2021.
Além disso, compartilharei o estudo na prática, ou seja, não é um resumo e sim um diálogo como ele é importante para você que tem um negócio online, atuando no mercado de trabalho ou querendo gerenciar suas emoções.
Por isso, mostrarei 05 dicas para você entender como pode usar na sua vida…
Por que as vozes internas podem nos beneficiar e prejudicar no mesmo tempo?
A voz interna é uma característica básica que existe em nossa mente, mas não imagino a minha vida sem ela.
Muitas vezes ela manipula com falatório para seguir um destino específico que me deixa ansioso quando quero chegar a uma conclusão na minha vida.
Tenho duas funções profissionais, a primeira como funcionário no mundo corporativo e a segunda como freelancer, ou seja, são dois mundos diferentes que tenho que equilibrar para não perder o foco.
Sem esquecer que tenho outro lado importante que é a família é preciso gerenciar para não sair do meu controle.
Às vezes, encontro em um conflito interno que não consigo seguir e corro atrás de conselhos que apenas complicam a jornada.
Em certo dia, minha noiva visualizou em uma livraria e pediu para que eu estudasse sobre gerenciamento de emoções, porque trabalho com marketing digital, é preciso ter o autocontrole interno e mostrar para pessoas que precisam do mesmo benefício.
Por isso, após estudo decidi compartilhar o que aprendi com livro a voz na sua cabeça para você usar na sua vida e no seu negócio, começando com…
1 – gerencie sua voz interna como se fosse um curso
Esta prática aprendi na PNL, mas ficou claro quando o autor Ethan Kross relatou como resolver seu problema a distância como se fosse conselho para uma pessoa.
Já parou para pensar quando uma pessoa está com dívida e pede conselhos para você e no automático nasce um analista financeiro?
Mas quando a mesma situação acontece com você parece que não encontra uma solução?
É engraçado, mas quando nossa mente está enfrentando um problema está sendo atacada nas emoções, aí confunde a nossa razão que dificulta a gerenciar a nossa conversa interna.
Quantas vezes já resolvi problemas de anúncios, sistemas ou estratégia de marketing para meus clientes e às vezes estou com dificuldade em fazer as minhas próprias campanhas quando gera um obstáculo?
Foi aí que este modelo ajudou a gerenciar meu auto controle.
Comecei a falar comigo mesmo como se fosse dar um conselho para alguém, ou seja, trocando o meu “eu” para “você” ou pelo meu próprio nome como executar aquela tarefa difícil.
Portanto, esta mudança de hábitos traz claridade para uma solução que estava enfrentando.
Comece agora a praticar em silêncio como você resolveria seu problema. Ex: se você está prestes a apresentar um conteúdo de vendas, ensina o passo a passo como se fosse dando conselhos ao amigo.
2 – Anote sua voz interna
Uma maneira básica e benéfica para tomar decisões é anotar o problema e depois analisar para chegar na solução.
Este método defendo porque tenho um treinamento que explico sobre os benefícios do diário para resolver qualquer problema.
Ter seu problema escritos em um papel, post-it, blocos no seu celular onde tem facilidade de acessar faz com que você tenha uma definição para qualquer situação.
Escreva o assunto da sua voz interna, não tenha medo de colocar fora de ordem ou erros de gramática.
Apenas coloca para fora o falatório que está te perturbando e deixa está escrita de lado pelo menos um dia e depois volta para saber como pode resolver.
Mas para que este trabalho ganhe resultado mude a palavra estou enfrentando problema x, y, z para (seu nome, e o problema) para funcionar o método.
Esta pequena mudança fará com que você volte para aquele problema como conselheiro como se fosse à etapa 1.
Por isso, quero deixar um exemplo de um problema que aconteceu quando tive a ideia de fazer um curso para tímidos.
O meu maior problema era sair do meu nicho de marketing digital e mudar para o mercado de desenvolvimento pessoal.
Coloquei este conflito interno no meu diário pessoal usando a técnica do livro como se fosse aconselhar uma pessoa e seguir num rumo que não precisava sair do meu negócio e construir um novo.
Apenas dizer para minha audiência, que estava iniciando um novo conteúdo para pessoas com dificuldade de fazer uma apresentação em público, mídias sociais ou medo de interagir com as pessoas.
Depois disso, abriu a mente que estava no meu nicho atual ajudando pessoas a vender suas ideias usando o marketing pessoal.
Além disso, usei esse problema interno, comecei a fazer constantemente em minha vida para tomar decisões e recomendo muito que você execute no seu conflito pessoal.
3 – Filtre seus problemas para gerenciar sua voz interna
Tenho quase certeza que você já passou por um conflito na sua vida, qual for que seja você já teve uma experiência…
- Explicar um problema em uma reunião;
- Defender uma tese numa apresentação;
- Dizer para seu cônjuge um problema;
- Atrasou uma conta ou passou do limite.
Passamos por tantos problemas que no fim resolvemos e quando mais passa o tempo surgem novos desafios.
Agora, eu pergunto o que você faria para superar esse problema?
Quais foram os métodos que você agiu para conseguir resolver qualquer situação?
Portanto, peço que você filtre qual foi a estratégia que fez sair de uma situação passada e reutilize para vencer o novo desafio.
Anote como você conseguiu sair dos problemas passados e analise se esta solução pode beneficiar com seu problema que tem hoje.
Coloquei este método quando um lançamento de um curso fracassou e custou todo fluxo de caixa do orçamento do projeto.
Não teve resultado e fiquei com as minhas vozes internas como eu conseguiria levantar dinheiro para o próximo lançamento?
Anotei como resolvi no passado, porque já tinha vivenciado isso e usei uma estratégia escrevendo um e-mail para uma lista de pessoas e fiz um pré lançamento semente.
(Uma linguagem do marketing para vender uma ideia de curso que ainda não existe validando com pequeno grupo de cliente com pouca produção e oferta baixa para conhecer a necessidade do cliente).
Depois dessa jornada, consegui ajustar meu curso e fiz um novo lançamento que dessa vez sair em um saldo positivo, tudo graça da filtragem de resolver problemas para minha voz interna.
4 – Experimenta novos hábitos para controlar sua voz interna
Esta etapa pode ser difícil, mas preciso falar como você pode controlar suas emoções da sua voz interna.
O autor mostra de maneira específica ter contato com meio ambiente e isso é importante, mas existem milhões de maneiras para que você tenha hábitos para controlar sua voz interna.
Um fato importante é como você deve gerenciar na hora que você deve tomar sua decisão, ou seja, qual hábito você quer seguir e beneficia contra o conflito.
Citarei o meu exemplo, quando estou prestes a apresentar uma live tenho que ler em voz alta o meu roteiro para que entro na apresentação sem ficar com calafrios ou tremedeira.
Além disso, esse pequeno hábito tira a minha ansiedade, outra maneira para me livrar da voz interna negativa é fazer exercícios físicos.
De maneira idêntica, tenho uma estratégia quando estou triste, saio do meu ambiente atual e ando de carro em uma estrada tranquila.
Mas isso varia para cada pessoa, ou seja, procure um hábito que o coloque em um estado prazeroso que acalme seus conflitos internos como música, ouvir sons de chuvas, leituras e outros.
Enfim, acredite nessa experiência que trará grandes benefícios.
5 – Encontre o seu ritual
Existem várias formas para controlar sua emoção e uma delas é a meditação ou praticar hábitos religiosos.
Se você crê em algo, facilita muito o seu autocontrole e ajuda a centralizar sua mente.
Transforme esses exercícios em um hábito diário, se ainda não tem?
Procure o que te faz ter paz de espírito e beneficie a sua felicidade, você terá ótimos resultados, caso não queira?
Crie um amuleto da sorte que você crê que esteja te cuidando e levando para os resultados esperados.
Como seguir gerenciando sua voz interna?
Tentei ser cauteloso com as minhas palavras para escrever o artigo e confesso que fiz o máximo possível para não escrever como se fosse uma resenha do livro.
Apenas estou sendo guiado com a voz interna que aprendi sobre tema do livro a voz na sua cabeça.
Em contrapartida, quis trazer este tema para dois tipos de pessoas: as que são do mundo corporativo e empreendedores digitais.
Porque conteúdo sobre técnicas de como fazer gerenciamento na cadeia produtiva ou como construir um negócio na internet são apenas estratégia que você fará com passo a passo.
O difícil é como você venderá uma ideia, persuadir pessoas e ter um posicionamento através do seu conteúdo.
Por isso, precisamos conhecer nosso interior, aprender a gerenciar as nossas emoções e conquistar aqueles que estamos vendendo algo.
Acredito que depois do conteúdo, você usará este 05 passo e depois terá o domínio para aconselhar sua equipe, clientes e familiares.
Esse é o objetivo, aplicar primeiro em você e depois colher os benefícios ajudando outras pessoas.
Por fim, espero que este conteúdo tenha ajudado você a dar os primeiros passos para gerenciamento de sua voz interna.
Recomendo de coração este livro que tenha na sua lista de compras para seu conhecimento, o link do livro está aqui.
Antes de terminar quero fazer dois pedidos importantes, em primeiro lugar, comentar abaixo que achou do conteúdo e contar sua história dos benefícios que agregou a leitura.
Segundo, compartilhar para um amigo que precisa gerenciar a voz interna e ter foco nos objetivos.
Obrigado por ler até aqui um grande Abraço.
P.S: Lembrando para meus alunos do meu treinamento ESPOFU training, que este conteúdo estará em breve como bônus.
Caso você ainda não faz parte do treinamento que ajuda a você lidar com a timidez e nunca mais perder oportunidade?
Clique aqui para fazer a leitura
Contents
Seja o primeiro a comentar!