Clubhouse é a nova tendência da atualidade em mídia social e você precisa saber se deve ou não estar inserido em seus negócios…
Caro leitor, tudo bem?
Quero falar sobre assunto quente no meio da internet com novo aplicativo a fase de teste para iOS (iPhone), clubhouse.
Muitas pessoas estão migrando para o aplicativo e comentando as formas de distribuir conteúdo em via áudio e que pode ser muito interessante para aumentar engajamento ou posicionamento de autoridade.
Em contrapartida, gera muitas dúvidas se é algo necessário para implementar nas estratégias de marketing ou apenas mais uma conta acumulada.
No decorrer do artigo mostrarei alguns pontos para que seja útil antes de ter mais uma rede social para alimentar conteúdo de sua empresa.
Em outro lado, quero aconselhar algumas vantagens e desvantagem para que você tenha noção em inserir mais um portal de comunicação.
Por isso, deixarei 7 motivos para que você tenha conhecimento antes que seja mais um acumulo para seus negócios ou uma vantagem a mais de relacionar com sua audiência.
O que é clubhouse?
Criado por Rohan Seth e Paul Davidson em maio de 2020 o aplicativo de mídia social em fase de teste é apenas fornecido para sistema (IOS) Apple.
Em contrapartida, não é apenas ter um aparelho do Steve Jobs, você precisa receber um convite de uma pessoa que esteja no aplicativo.
Depois disso, você tem acesso a fazer login inserindo dados pessoais e fotos, como se fosse qualquer abertura de redes sociais.
Após a entrada do aplicativo, começa fazer série de perguntas para conhecer seu avatar.
Exemplo (Gosto, interesse, nicho, conteúdo relacionado).
Por fim, o aplicativo mostra sua sala de bate-papo e mostra pessoas com os dados relacionado com sua característica para você seguir.
Os conteúdos são como podcast em áudio, mas especifico uma sala ao vivo através de conversa.
Até o momento os conteúdos são feitos em salas que pode ser aberta ou restrita.
Sendo assim, os participantes podem entrar no conteúdo para conversar com autorização do administrador da sala.
O aplicativo clubhouse ainda estar em fase de teste (beta), com possibilidade de futuramente ser disponível para android.
Por que o clubhouse ficou famoso?
As notícias como Exame, istoé, infomoney, Uol, afirma que o crescimento do aplicativo surgiu com a presença de famosos e empresários importantes fazendo conteúdo no início de 2021.
Cuja grandes nomes como: Elon Musk, Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey e outros começaram a impulsionar o aplicativo.
Como dizemos em estrutura de marketing é uma grande prova social que o produto está indo bem…
Portanto, despertou interesse mundial de pessoas querendo receber convites para entrar nesta mídia social e conferir os conteúdos.
Na segunda semana de fevereiro de 2021, tinha sites que estava vendendo o convite da clubhouse estimulado a 600 R$ e muitas pessoas comprando.
Gerou uma movimentação absurda na web para entrar nesta mídia social que popularizou em alguns segundos por entrada de influenciadores famosos de ter acesso com alguns deles.
Além disso, pode ter uma oportunidade falar com um famoso em uma sala que o mesmo está interagindo.
Acredito que a presença dessas figuras públicas aumentou o engamento do aplicativo e sendo mais uma ferramenta de consumo de conteúdo.
Resumir basicamente como funciona a ferramenta, no decorrer dos 7 capítulos mostrarei se você precisa dele agora?
Para mais informação do aplicativo, deixo uma leitura complementar sobre o assunto.
1 – Você vai usar cubhouse para distribuir ou consumir conteúdo?
Este blog relacionado as pessoas que tem um negócio online e utiliza as mídias sociais para consumir ou distribuir conteúdo.
Por isso, quero direcionar a melhor maneira para aproveitar o aplicativo de conteúdo.
Percebo que a maioria das pessoas abre uma conta em uma nova mídia social devido à moda e pula em galho-galho.
Entenda que você precisa da continuidade nos conteúdos nas contas ativas que está a tempo desfrutando.
Senão é apenas uma rota perdida e um acúmulo de plataformas para alimentar para audiência que te segue.
Lembrando se você é apenas uma pessoa em seu negócio deve saber se tem tempo disponível para estar presente.
Porque as mídias sociais são rápidas e conteúdos tem em curto prazo de exposição e se você não alimentar frequentemente seus seguidores vão abandonar.
Em contrapartida, se estar apenas querendo entrar para consumir conteúdo? Tome cuidado de ter overdose de informações.
Existem pessoas que quer aprender tudo em uma só vez e entra em diversos portais de comunicação e se atrapalha no processo de conhecimento.
Portanto, defina uma planilha com horários para estudar sobre os seus nichos e consumir conteúdo específicos, e depois aplicar em seu negócio, senão ficará perdido.
2 – você tem autoridade suficiente para entregar conteúdo no clubhouse?
Por experiências mínimas no aplicativo clubhouse, percebi ser uma área semelhante ao twitter.
Não estou comparando as estruturas e sim a forma de posicionamento.
Vejamos quem impulsionou este aplicativo, foi pessoas com grande nome no mercado e despertou interesse de outros famosos.
É uma corrida de quem é maior influenciador, então para ter alta escala e atenção do público? Você deve ser uma grande autoridade.
Se sua expectativa é gerar engajamento com seguidores? Lembra-se do número de pessoas que te segue em outras redes sociais e que tenha sistema IOS, fazer uma chamada para consumir conteúdos no clubhouse.
Depois disso, através do conteúdo no aplicativo, faça que seus seguidores convidem outras pessoas para entrar em seu bate-papo.
Por outro lado, você pode usar o clubhouse gerando escassez para gerar conteúdo inédito.
Por exemplo, se você tem um curso online pode fazer um lançamento relâmpago para um público que ainda não comprou.
Pode fazer uma aula gratuita inédita em voz no clubhouse.
Assim gera interesse de pessoas que ainda não entraram no aplicativo ou não segue, vão querer participar da sua (live) em voz e no mesmo tempo vender seu produto.
São apenas hipótese de ideias para testar a ferramenta se funciona para seu negócio online…
Em contrapartida, quero ser direto se ainda não tem uma autoridade e seguidores suficientes use as mídias sociais disponíveis para todo público.
Insira conteúdo no Instagram, YouTube, Facebook para capturar pessoas interessada e conquistar sua audiência.
Senão você estar apenas abrindo mais uma conta em mídias sociais na sua vida que pode gerar um transtorno e tempo perdido.
3 – você tem um IOS para ter o clubhouse?
Segundas notícias publicadas no exame, os proprietários do aplicativo estão desenvolvendo melhoria e querendo disponibilizar para o sistema popular, “o android”.
Como citei no início do artigo, o clubhouse é apenas para quem tem sistema IOS da Apple sendo especifico celulares Iphone.
Sem dúvidas, sabemos que o aparelho é o melhor do mercado e tem maiores benefícios para qualquer usuário.
Mas sabemos o valor do investimento que não é tão acessível para os brasileiros.
Quem investe nesse produto porque são amantes da marca da maçã ou precisa trabalhar com alguns aplicativos que são disponíveis somente pelo celular.
Por isso, antes de querer investir no produto? Tem que analisar seu capital para não afetar sua empresa ou celular será útil para outros requisitos ao seu negócio.
Repetindo no artigo que este aplicativo estará em teste e será disponível para android e se os donos da clubhouse não fazer quanto antes? Terá alguma concorrência fazendo melhor.
4 – Tem estratégia de conteúdos para entregar frequentemente no clubhouse?
Eu quero que você entenda como funciona um processo de produção de conteúdo e como distribui para sua audiência.
Você deve projetar um calendário de publicação para que tenha todas suas contas ativas.
Meu conselho é que tenha um roteiro em forma de artigo e depois usar está escrita para diversos canais de comunicação.
Falo muito em meu artigo sobre a importância da distribuição de conteúdo e como é importante abordar o mesmo texto e usar em fermentas variadas.
Lembre-se que na clubhouse você está fazendo um conteúdo em voz ao vivo e pode ser até feito em leitura.
Por outro lado, tem que ser um assunto dinâmico com exemplo uma conversa para que os participantes não deixam sua sala.
Define e estude como fazer um podcast para saber como relacionar com as pessoas através de áudio e tons de voz atrativo porque existem técnicas para conseguir atenção das pessoas.
É muito fácil ela desistir e sair do foco porque ela não está lendo ou vendo a pessoa que está fazendo conteúdo.
Nunca esqueça de persuadir e ser uma pessoa dinâmica e aprenda como funciona a conversar em público através de áudio.
Desvios de caminho é o principal erro cometido por muitos que estão querendo resultados nos negócios online.
Para ter produtividade você precisa de tempo, disposição e consistência em todos os projetos de canais de comunicação.
Vejo muitas pessoas não dando conta em suas próprias contas existente e parte para uma nova porque alguém falou que está dando muito resultados.
Naturalmente fica perdida no caminho sem resultado…
Maior conselho é administrar o seu tempo para conhecimento
- Pesquisar e produzir conteúdo.
- Publicar para sua audiência.
- Fazer oferta.
- Analisar seu negócio.
- Analisar suas vendas.
Obrigatório fazer um cronograma do seu dia para ter produtividade e administrar o seu tempo para cada uma tarefa.
Por isso, antes de querer ter mais uma mídia social aberta? Analise se vai conseguir da conta dela.
6 – Está gerando resultados com as ferramentas que já tem em mãos?
Não estou querendo saber o quantos ganha e o digito de faturamento, mas orientando se as outras mídias sociais estão fazendo lucro para você.
Portanto, não adianta gerar resultados negativos com que tem em mãos e querer entrar em outra mídia social onde existe peixe grande fazendo sua marca.
Entenda que não estou fazendo um artigo proibindo você usar o aplicativo, seja da sua vontade.
Estou querendo abrir os olhos para que gere resultados nas mídias sociais que já estão trabalhando.
Meu modo de analisar se eu estou fazendo vendas com duas redes sociais com minha estrutura rodando no piloto automático e percebo que tem mais uma porta de entrada como clubhouse para lucrar? Implemento na minha estratégia.
Mas se eu estou perdido e não conseguindo meus resultados que eu tenho nas mãos o que eu devo fazer?
Analisar o que está errado e consertar, depois lucrar com elas, somente assim posso partir para outras mídias sociais.
Somente abandono uma ferramenta de mídias sociais quando percebo a meses e ajuste que fiz não gerou engajamento e vendas suficientes.
Por fim, não esqueça de terminar o que está fazendo para depois subir para outro degrau.
Fica a dica;)
7 – Você precisa do clubhouse agora?
Muitos experts estão lá dentro e fazendo uma fonte de conteúdo porque elas têm uma equipe de profissionais para fazer pesquisa e trazer mastigado para falar tranquilamente para audiência.
Por isso, repetirei e quero que faça uma pergunta para si mesmo…
Você precisa do clubhouse agora?
Está gerando resultados com as ferramentas que já tem em mãos?
Programou o seu tempo para disponibilizar para mais uma rede social e não perder o foco de sua produtividade?
Sua resposta for não? Organize seu dia e corre atrás dos resultados que tem em mãos e depois pensa em abrir uma conta na nova rede social.
Sua resposta for sim? Vai tranquilo e se não tiver um iPhone compre em uma loja mais próxima…
Conclusão
Para finalizar artigo quero deixar meu ponto de vista que aqui posso dizer minha opinião.
Este aplicativo era como o antigo Orkut quando iniciou na internet, que somente entrava através de convites, depois mudou a estratégia da conta aberta para todos, mas era tarde demais e sabemos o fim dela…
Particularmente eu odeio estas redes sociais que precisa do convite para entrar, semelhante aquele grupinho de alunos populares de escola.
Por isso, utilizei a plataforma como base de estudo para produção desse artigo, talvez futuramente posso usar como ferramenta de marketing quando ele for totalmente disponível para público geral.
Alerto que o conteúdo que você gerou na live no clubhouse, não é salvo para o público e não tem como gravar.
Sugiro que utilize um gravador de voz ou usar uma rede social complementar para não perder seu serviço.
Jamais esqueça que o significado de redes sociais é um meio de comunicação de relacionamento, para os inventores são captura de dados e vendas por anúncios.
Em conclusão, mídia social não precisa de convite somente entrar sem êxito mesmo sendo beta.
Até Logo!
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