Nesse artigo você vai aprender, de verdade, como construir um negócio online em 2020 através do marketing digital e ter uma estrutura sólida, vendendo todos os dias.
Quem sou eu ?
Olá, meu nome é Anderson Alves, sou empreendedor digital e atualmente trabalho com programa de afiliados.
Como sempre gosto de passar as melhores estratégias para seguir, passo-a-passo, também gosto de passar aquelas que não dão resultados.
Bom, neste guia vou mostrar as verdadeiras estratégias para montar uma estrutura de negócios online.
Estudo a estrutura de metodologia do marketing digital há quase um ano, e me aprofundei muito sobre o tema para trazer os melhores assuntos para o blog.
Tive muita dificuldade desde começo, pois existem muitas informações a respeito desse mundo e muitas vezes elas estão desencontradas.
Vou passar a você, porém, um roteiro utilizado pelos maiores empresários do mundo.
Durante este ano eu comprei 12 cursos sobre esse tema, vi alguns ruins e outros que são muito bons.
Seria inconveniente falar sobre os piores, mas os 4 melhores certamente são:
Alex Vargas – Fórmula Negócio Online;
Henrique Carvalho _ Viver de Blog;
Marcelo Távora – Afiliado Viking.
O que eles tem em comum? Utilizam as mesmas ferramentas de estratégia de marketing.
Todos eles aprenderam as melhores estratégias de marketing digital.
Estrutura de Marketing digital para 2020
Bom, se este time poderoso usa esta estratégia e os americanos estão faturando milhões com ela, por que eu e você não vamos utilizar isso?
Este é um guia muito amplo, que vou mostrar aos poucos.
Vou recomendar a você os passos que podem ser seguidos.
Esforcei muito neste ano para fazer uma estratégia que gerasse resultados, além das que já existem no mercado.
Na jornada do caminho, tive uma síndrome da ansiedade, de querer ter resultados no curto prazo.
Sinceramente, meu conselho é: se você quer ter um negócio sólido e escalável, não procure gurus na internet que vão te ensinar a ganhar milhões em mídias sociais.
E sim procure aquele que vai te mostrar um caminho para ter uma estrutura de negócio de verdade.
Bom, eu passei muito tempo querendo aplicar as melhores estratégias para ver qual daria mais resultados.
E com muitas perdi muito tempo e me cansei em vão.
Vou dizer para você que quase desisti no caminho e voltei para a minha zona de conforto.
Minhas ideias não estavam encaixando, não sentia o prazer de continuar a fazer este tipo de negócio online.
Sinceramente, vou dizer para você que, neste mercado, se você não seguir a pessoas certas, pode desanimar muito.
No início já não estava muito bem financeiramente, e comecei a investir o que não tinha em cursos e ferramentas de marketing.
Calculando só o que eu gastei com erros e acertos, perdi bastante.
Então estou aqui para te orientar em relação aos caminhos que deve seguir.
A verdade dos negócios online
Não sou nenhum youtuber do marketing digital, nem vou mostrar minha conta da Hotmart e um carrão do ano.
Mas garanto que, seguindo esta estratégia, você vai chegar a algum resultado.
Claro, deve você ter consistência, planejamento e um caminho definido.
Você podem ter achado complicado.
Eu pensava isso também, até que deixei de somente estudar e comecei a aplicar, e então comecei a ver os resultados.
Vamos lá!
Veja também , meu conteúdo em vídeo.
Estratégia de Marketing para 2020, em seu negócio online.
Não vou falar sobre de onde vem o marketing e quais são os significados dessa ferramenta, pois tenho um artigo bem específico e um treinamento gratuito que ensinam cada passo disso.
São métodos a serem seguidos, que vão mostrar cada passo, que vão te orientar pelos princípios do marketing até chegar à era digital.
O que pode dar errado na estratégia de negócio online?
Estratégias são métodos, então você precisa realizar teste a teste todos os dias.
Aplicar, analisar e ver os resultados.
Não pode pular nenhum caminho, mas tem que colocar tudo em prática.
Você deverá ver se os resultados vão aparecer e se o seu produto ou serviço está vendendo.
Não é somente fazer uma estratégia e deixar pra lá, você precisa lapidar a cada momento o seu diamante, que nesse caso é seu negócio online.
Quanto vou ganhar com esta estratégia de marketing digital?
Depende, não sei qual é a intenção do seu produto ou para quem você vai vender.
Primeiro você deve ter em mente se há alguém que pode comprar seu produto de você.
Não adianta vender carne para vegetarianos, pois você não vai ganhar nada.
Você precisa saber quem é seu púbico.
E uma dica top que eu tenho para dar a você: veja se seu produto convence você.
Sei que neste exato momento sim, mas convence seu pai sua mãe ou um amigo?
Se eles compreenderem e gostarem do seu produto, você tem uma audiência.
Mas precisa procurar pelo seu público.
“Mas Anderson, não tenho nenhum produto e serviço, mas eu quero trabalhar com vendas online. O que faço?”.
Bom, se você está nesse estágio, aperte agora minha mão e vamos nessa jornada, meu amigo (a).
Você não está sozinho (a), eu já fui como você.
Eu prometo que, até o final desse conteúdo, você terá um plano de negócios a seguir e vai chegar em algum resultado.
Dica #1 – Pesquisa para Seu negócio Online
Não adianta ter uma excelente ideia e não ter público para comprar; o seu produto pode ser o melhor, inovador, mas sem pessoas não há vendas.
Você tem que buscar um público que procure algo parecido com seu produto.
Você tem que procurar palavras-chave em sites de pesquisa.
E, finalmente, fazer uma grande pesquisa.
Fazer um estudo antes de abrir um negócio é um processo inteligente, mas você precisa procurar o máximo de informação para trazer benefícios para você.
Como você pode procurar soluções de ideias
Simples, procure nas ferramentas de buscas como o Google e outras.
Para sua concorrência, explorar é normal, todos no mercado fazem isso.
Procure o que todos fazem e melhora seu plano de negócio.
Não estou falando de plagiar e, sim, de ver os pontos que eles estão fazendo e fazer algo que, na sua mente, poderia ser ainda melhor.
Uma grande dica é ver os comentários dos vídeos e redes sociais de algum conteúdo de sua concorrência.
A partir daí, você terá ideias para atrair o seu público.
E utilize muitos artigos de notícias sobre seu produto/serviço para atrair as pessoas.
Ter depoimentos e comentários positivos também é algo muito interessante.
Dica #2 – Produto para Negócio Online
Chegamos a uma parte em que todos têm dúvidas para iniciar, principalmente eu.
Quando iniciei nesse mercado não sabia absolutamente nada sobre o que vender, porque somente sabia ensinar.
Sou formado em administração e especializado em logística, já há muito tempo fazia planos de ação e consultoria para microempreendedores.
Neste ano de 2020, parei com meu serviço para estudar mais sobre o marketing digital, que é muito amplo.
Quando comecei, pensava: “o que vou vender na internet, em qual negócio vou entrar?”.
Não tinha muita ideia, mas o que realmente concluí foi que eu amo ensinar e também realizar consultorias.
Não tinha uma noção de como fabricar um produto digital, então queria aprender a fazer isso.
Abaixo, aprenda um pouco mais sobre o mundo dos negócios online.
1 – E-commerce – uma revenda de produto, atacado ou varejo; venda na internet, é um processo logístico que necessariamente tem que iniciar com um capital.
Os produtos mais revendidos são produtos cosméticos e suprimentos, bijuterias e outros. As pessoas utiliza muito o Mercado Livre e a Olx para desenvolver este trabalho.
2 – Dropship. É quase uma base do e-commerce, mas você não precisa de estoque.
3 – Afiliados: o programa de afiliados é a base que faz a campanha de publicidade, trazendo pessoas para o produto que afiliou; após a pessoa clicar no link de venda e efetuar uma compra, você ganha uma comissão. Tenho um artigo completo sobre tema, vale a apena conferir.
Bom, estas ideias são para que não sabe fabricar um produto ou vender um serviço, mas a dica que eu entrego é que você faça vendas com o produto que tem domínio.
Para que sua comunicação seja boa e gere muitas vendas, pois você entenderá muito bem o produto.
Principalmente para afiliados que podem vender produto físico e digital, temos muitas variedades no mercado.
Encontre o nicho em que tem domínio.
Dica #3 – Captura de Cliente para Negócio Online
Após ter o produto e pesquisar, você deve colocar na rede.
Para conseguir uma captura de qualidade, você precisa transmitir um conteúdo gratuito de valor.
Como exemplo: e-book, webnario, vídeos, áudios, etc.
Você precisa trazer esta pessoa para a sua lista de e-mail.
Após a captura de e-mail, você tem que estar constantemente levando conteúdo que agregue ao seu produto e, por fim, fazer uma chamada grande para a venda.
O foco é criar uma audiência, construir um relacionamento.
E suprir todas as necessidades e dores do seu público.
Você tem que resolver os problemas e dificuldades e educar seu público a consumir seu produto.
Dica #4 – Construção de e-mail Marketing
Dando sequência à estrutura de um negócio online, você precisa estar presente junto ao seu público, levando conteúdos.
Exemplos:
Histórias de superação envolvendo seu produto;
Notícias sobre seu produto;
Explicações do seu produto;
Análise do seu produto e da concorrência.
E, também, responder todas as objeções que seu cliente tem à relação ao produto.
Não é fácil, então você precisa levar o máximo de informação, para que seus clientes tenham mais confiança em você.
O que mais aconselho é a fazer uma sequência de mensagens.
De 4 a 5 e-mails de conteúdos e 2 a 3 de vendas, pois assim você já terá preparado seu futuro cliente para uma compra.
Siga sequência de e-mails.
Quem trabalha com negócios online utiliza ferramentas de e-mail marketing.
É uma máquina de e-mail, que entrega automaticamente seu e-mail, sem precisar enviar um para um.
Você precisa fazer uma excelente estratégia de conteúdos e colocar na sequência. Só isso.
E a máquina faz exatamente como você configurou.
Muitas delas tem também sua página de captura, construção de página de vendas, otimização para blogs e mídias sociais.
Se quer saber como funciona uma máquina de e-mail marketing, eu recomendo usar a LeadLovers.
Ela é totalmente brasileira e tem um curso gratuito que ensina a usar o sistema, e também como fazer os primeiros passos no marketing digital.
Dica# 5 – Tráfego Orgânico para seu negócio Online.
Para quem não sabe, tráfego orgânico é quando você consegue trazer seu público de forma gratuita ou com pouco custo de investimento.
Isso é quando você está fazendo um trabalho e as pessoas estão te acompanhando sem gastar sequer um real.
Geralmente, o tráfego orgânico vem pelo site de busca como Google, Yahoo e outros.
Você faz um conteúdo e as pessoas buscam por tal conteúdo.
Por exemplo: “como fazer bolo de cenoura” pode ser uma pesquisa.
Aparecerá no Google uma pancada de conteúdos, e qual você vai querer consumir?
Com certeza o primeiro conteúdo ou vídeo ou, então, no mínimo da primeira página.
Já é habito entre nós quer pegar o primeiro da lista, fomos educados desde criança que o está na frente é o melhor.
Como no tempo da escola, se você quisesse tirar dúvidas com seus coleguinhas, você ia à cadeira da frente.
A do “cdf”.
E o menos interessado sempre é do fundão.
Muitas vezes não é assim, e o do fundo pode ser melhor do o que da frente, mas como é hábito, você sempre vai no quem está na frente.
É assim na vida, e também no Google. 😉
Quem está na frente representa os melhores conteúdos, e os demais têm menos relevância.
Já fiz uma pesquisa de trás para frente em um site de pesquisa, e verifiquei que existem muitos conteúdos excelentes.
Mas eles não conseguem trazer tráfego (pessoas) para seu conteúdo.
Como se fosse você abrir uma loja de roupa dentro de uma mata fechada, sem comunicar que abriu naquele devido lugar.
Você precisa divulgar para dar resultado, e uma dessas formas é por meio do marketing digital.
Mais conhecido como SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca.
São estratégias para que seu site ou vídeo tenha uma visibilidade maior para as pessoas.
Nisso, importa:
Conteúdo;
Vídeo;
Imagem;
Texto;
Estrutura;
Palavra-chave;
Tempo de duração;
Compartilhamento em redes sociais;
Pessoas comentando seu conteúdo.
Exemplo:
Palavras e tags relacionadas: como fazer um bolo, como fazer um bolo de cenoura/como fazer um bolo de cenoura no forno a lenha/5 dicas para fazer um bolo de cenoura em 5 minutos.
Imagem: com descrição do seu conteúdo/como fazer um bolo de cenoura.
Vídeos: 5 passos para fazer um bolo de cenoura sem utilizar óleo.
Compartilhamento em mídias: olha amiga, veja este vídeo sobre bolo de cenoura/confira o link.
Comentário: nossa, seu vídeo é muito bom (amei).
Então o SEO envolve tudo isso, de forma ampla.
Vejamos bem que isso é como se fosse o marketing boca a boca; através de um conteúdo agradável, as pessoas gostam e, naturalmente, elas estarão compartilhando e comentando.
É isso o que o Google e as plataformas de mídias reconhecem.
Dessa forma, seu conteúdo será visto como muito bom e precisará ir para o primeiro lugar da pesquisa.
Simples, não é? Mas não é fácil.
Tem muita concorrência no orgânico e no avançado, então você precisa adquirir conhecimento e trabalhar muito para trazer pessoas de forma gratuita.
Para estar no primeiro lugar no site de busca, é preciso consistência.
Você tem que estar em dia com a estrutura do SEO e ter eficiência no seu conteúdo.
Se ele estiver bom e for especifico, as pessoas o aceitarão bem.
Dica #6 – Tráfego pago para seu Negócio Online( Anúncio).
Este tipo não é nada diferente do orgânico, mas precisa você fazer outra coisa (investir, no caso).
Através de anúncio, utilizando uma plataforma como Google, Facebook, Instagram, etc, você pode fazer um conteúdo e divulgar na internet investindo nele.
Sendo mais específico, é como se você fosse abrir uma mercearia; o que você faria para divulgar o lugar na cidade?
Divulgaria na rádio ou no carro de som para falar que você existe.
É assim no digital, mas muito mais eficaz que este exemplo.
O conselho é alinhar o orgânico com o pago para trazer publico para seu produto.
Como você dizer para o Google: “olha, vou te dar 1000 reais para você trazer pessoas para comprar meu produto ou ver meu conteúdo”.
Sei que não é tão fácil assim, existem estratégias específicas, você precisa conhecer como funciona um gerenciador de anúncio.
O certo é alinhar os dois, para que as pessoas vejam seu produto com uma frequência melhor.
Dica #7 – Fontes de tráfego complementares (mídias sociais)
Eu tenho certeza de que alguns vão me xingar por relacionar as mídias sociais a algo complementar.
Mas é a total realidade quando falamos em trabalhar com negócios online, através de vendas de produtos e serviços.
Você precisa construir uma estrutura sólida, fazendo com que você esteja no poder.
Como assim, Anderson? O fulano falou que o Facebook é o melhor, que o Instagram dá ótimos resultados.
Que no Youtube o fulano comprou um carro através de um só vídeo… blá, blá, blá!
Duvido que o cara que falou tudo isso para você não esteja seguro.
Com sua estrutura sólida e bem fixada.
Se não, está a risco de perder seu serviço e ter de fazer tudo do zero.
Mas Anderson, podemos perder tudo? Por quê?
Simples, a conta é sua, mas o Facebook é seu?
Você tem conta no banco, mas ele é seu?
Simples, conforme este dois exemplos, a qualquer momento você pode fazer algo que não agrada a eles e à politica de regras; então você vai ser simplesmente banido.
Se quiser, faça outra conta e comece tudo do zero.
E aí?
Vai produzir tudo de novo?
Construir do zero até chegar novamente, gastar toda a sua energia?
Por isso que eu defendo a estrutura fixa do negócio (blog/email-marketing).
Sua lista estará sempre com você, e se tem conteúdo os clientes vão te procurar.
Você nunca perderá tudo.
Não estou falando para deixar as mídias sociais, ao contrário; use a rede social, e muito, mais traga ela para sua estrutura, porque estamos sempre correndo o risco de perder tudo na estrutura dos outros.
Se perder a rede social e seu publico estiver com você, é só falar a próxima mídia em que vai estar que vão te seguir ou acompanhar na sua própria estrutura.
Não estou induzindo ninguém, eu realmente tenho quase todas as mídias sócias, já perdi as contas de quantas vezes minha conta foi banida.
Quando eu perco uma conta ou ela está perdendo audiência, meu publico sempre segue conectado com meus conteúdos.
As mídias sociais são um mercado milionário para fazer dinheiro, mas da forma correta.
Mas todas elas têm dois problemas para um empreendedor digital.
1 – você pode ser expulso (conta bloqueada).
2 – todas as mídias sociais têm prazo de validade.
Vejamos um exemplo: antes tínhamos o Orkut, MySpace, MSN, etc.
Hoje não existem e tudo já caiu.
É assim que os tempos vão ser atualizados, vêm às novas ferramentas de mídias sociais e as pessoas vão seguir a tendência da moda.
Pessoas amam novidades, e sempre tem que estar atualizadas; ter sua estrutura te dá segurança.
Dica de ouro #bônus.
Este método é utilizado por todas as pessoas que trabalham com negócios online.
Estou falando que este método é um comum, pois dá resultados.
A partir desses passos, é possível vender muito.
Com um lançamento, divulgação temporária, produtos fixos, oferta, desconto… Seja qual estratégia você seguir, sempre é possível vencer.
Ou você pensa que algum curso tem o botão mágico para você ganhar dinheiro fácil, sem pregar sequer um prego?
Existe a consistência, e o botão de ganhar dinheiro é seguir o método e ver seus resultados, pesquisar seu despenho e ser analítico.
Ou você pensa que o curso do Érico Rocha, o mais conhecido, Formula de Lançamento Seis e Sete, faz mágica para ganhar dinheiro fácil?
Desculpe, lá dentro não vai ter isso, mas sim métodos para chegar em seis dígitos em uma semana.
Mas você precisa trabalhar duro para conseguir.
Só estou dando exemplo do Érico por ser conhecido, gosto do trabalho dele, mas as pessoas pensam que é um toque de mágica e ficar rico; não é assim.
Vou a uma frase clichê: você só colhe aquilo que você planta.
Bom, estou simplesmente seguindo métodos com consistência.
Se já sabe como ligar tudo isso e seguir seu plano de marketing, somente quero dizer boa sorte!
Siga em frente!
Para quem não tem nenhuma noção de como começar esta etapa, ou não tem noção de como funcionam as ferramentas de marketing digital, fique mais um pouco.
Um grande conselho é que você tenha uma definição clara antes da primeira etapa de pesquisa.
O conhecimento
Sem conhecimento você não chega a lugar nenhum, ou só chega por acaso.
Eu estou te dando, gratuitamente, 3 bônus agora, abaixo.
1 – Este conteúdo – porque eu fiquei martelando por 5 meses para produzir isso, procurando estratégias boas e ruins.
2 – Mais dois e-books de presente, de como fazer suas primeiras vendas como afiliado – gratuito.
3 – recomendação de curso – este treinamento transformou a minha vida, do zero para ser um afiliado bem-sucedido.
Vale a pena conferir. Como eu te disse, estou dando 5 meses de sua vida, para não perder tempo, assim como eu perdi ao seguir os gurus da internet que somente querem ganhar vantagem com as pessoas.
Estou aqui para te ajudar e trazer o que realmente faz resultados, não como certas pessoas que gostam de manipular os outros.
Confira este curso, que vai te ajudar a conseguir excelentes resultados e a ter seu próprio negocio online, trabalhando 24hrs por dia, mesmo não estando na frente do seu computador.
Estou ficando por aqui, logo mais estarei entregando mais um conteúdo de alto valor para você.
Mas não se esqueça de comentar abaixo, ou mandar aquele e-mail para mim.
Seu feedback vai ser valioso para, cada vez mais, produzir conteúdo de alto valor para você.
Até mais!
Anderson Alves. 😉
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